‘76.3% de partos eutócicos na Islândia: como é possível?’ – evento profissional

Muitos felizes com esta possibilidade de aprendizagem com a parteira islandesa Sigríður Sia Jónsdóttir. A APDMGP, em conjunto com a Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras (APEO) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, promove o evento ‘76.3% de partos eutócicos na Islândia: como é possível?’, conferência de 90 minutos conduzida por Sia.

▪️ De acordo com o último relatório europeu perinatal de 2015 (EUROPERISTAT), a Islândia liderava o ranking da percentagem de partos eutócicos em países ditos desenvolvidos, com sistema de saúde universal, com 76,3% de partos eutócicos (16,1% cesarianas e 7,6% de fórceps/ventosas). Apresentava em 2019, de acordo com a PORDATA (www.pordata.pt) a mais baixa taxa de mortalidade neonatal dentro deste grupo (0.9%).

▪️ Comparativamente, as mesmas fontes de dados revelam que Portugal tinha, em 2015, 47% de partos eutócicos e, em 2019, 1.9% de mortalidade neonatal.

▪️ Será possível identificar no sistema de saúde islandês estratégias para promover o aumento, com segurança, dos partos eutócicos?

Sigríður Sia Jónsdóttir graduou-se na Islândia como parteira há mais de 40 anos atrás, antes de se tornar enfermeira (em 1987).
Tem Mestrado como Enfermeira Especialista em Parent Child Nursing, na Adelphi University de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América e Doutoramento naLinnaeus University, em Kamar/Vaxjö, Suécia. Trabalhou como Parteira/EESMO na Islândia, nos Estados Unidos da América e na Noruega e foi chefe de serviço de uma clínica de alto risco na gravidez em Reykjavik, na Islândia, por 7 anos (2000 – 2007).  Há 26 anos que trabalha como professora universitária, tanto nas áreas de enfermagem como de midwifery e é atualmente professora associada na University of Akureyri, na Islândia.
.
Está de visita a Portugal e disponibilizou-se para partilhar o seu conhecimento sobre a profissão de parteira e o contexto de cuidados perinatais na Islândia numa conferência de 90 min, que irá decorrer no auditório da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no dia 11 de novembro de 2022, das 10h00 às 11h30.

O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição AQUI. É dirigido a profissionais de saúde (incluindo estudantes), decisores políticos e outras/os interessadas/os. A palestra será realizada em inglês com serviço gratuito de tradução simultânea para português.