“A minha decisão tem de ser respeitada” – Celebração da Semana Internacional do Parto Respeitado 2020

De 17 a 23 de maio, celebrou-se a Semana Internacional do Parto Respeitado (IWRC) 2020, promovida pela ENCA – European Network of Childbirth Associations, rede à qual a APDMGP pertence.

Em 2020, o tema da IWRC foi “A minha decisão tem de ser respeitada”. Este ano, com a pandemia por covid-19, a necessidade de respeito pela decisão da mulher é um tema ainda mais premente, entre diretivas das autoridades de saúde e o direito inalienável ao consentimento e recusa informados.

Pedimos que enviassem uma imagem e pequeno texto ou frase que achassem representativos do respeito pela decisão da mulher durante o parto, falando sobre como respeitaram ou não as suas decisões e/ou partilhando como é ser um/a profissional de saúde que respeita essas decisões, numa campanha que envolveu grávidas, mães, profissionais de saúde e famílias, reivindicando o clima de respeito e amorosidade em que desejamos que todas e todos possam vir ao Mundo.

Como resultado, 49 testemunhos poderosos e tocantes, entre positivos e negativos, tanto de partos domiciliares como em contexto hospitalar, que deixaram mais do que clara a importância do respeito pelas decisões da mulher, durante o seu parto.

Visitar este álbum mostra-nos que as histórias violentas existem. Mostra-nos também que há profissionais que trabalham de forma respeitosa. Que se pode nascer de forma respeitada, tanto em meio hospitalar como domiciliar. Mas, mais importante de tudo, mostra que as mulheres sabem EXATAMENTE como, quando e com quem querem ter os seus bebés. E que elas, SIM, são e devem ser o centro das decisões e hierarquia dentro da sala de partos.

Vivemos tempos extremamente desafiantes. Mais do que nunca, é imperativo continuarmos a lutar para que o respeito pelas mulheres e suas decisões sejam uma realidade inabalável. Olhar para estas imagens dá-nos ainda mais determinação nesta missão. Ainda temos muito, muito a conquistar. Contamos convosco nesta jornada.

Obrigada por estarem aí.

Quem vai mudar a forma como se nasce em Portugal? Pais e mães como todos nós!

Agradecemos a todas e a todos a generosa adesão à nossa iniciativa. Conheçam os testemunhos AQUI.