Foi assim, Nascer em Amor 2018

Na 3ª edição de Nascer em Amor, o encontro da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto para partilha, informação e suporte mútuo e dirigido a todos quanto se interessam pela forma como se nasce em Portugal e no mundo, tivemos o grato prazer de acolher na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 226 participantes, o maior número de sempre.

O encontro realizou-se no dia 19 de maio, encerrando a Semana Internacional pelo Parto Respeitado e sob o mesmo tema dela: ‘Menos interferência, mais cuidados’, com enfoque em ‘Partos excecionais’ – aqueles que, pelas suas características, constituem exceção em relação à maioria dos partos – o parto de gémeos, o parto após cesariana, o parto de bebés em posição pélvica e o parto para além das 42 semanas (gravidez prolongada).

Veja abaixo alguns outros números e destaques do evento:

  • Na abertura do evento, celebrou-se um protocolo de parceria entre a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e a APDMGP
  • Convidado especial de Nascer em Amor 2018 foi o ginecologista e obstetra Dr. Stuart Fischbein (EUA), especialista em partos excecionais, com o qual tivemos a oportunidade de realizar uma extensa entrevista, publicada na íntegra no blogue da APDMGP e parcialmente na edição de junho da revista Pais
  • O programa do evento incluiu as partilhas de um total de 12 oradoras e oradores, em quatro intervenções e 4 mesas de debate, nomeadamente de 4 mães que trouxeram as suas próprias vivências de parto
  • Contámos com a participação de Teresa Fragoso, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), presente também em representação da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade
  • Lançámos a Feira das Famílias, com 11 empresas e/ou projetos representados
  • Voltámos a sortear o Cabaz Nascer em Amor, desta vez com ofertas de 22 doadoras
  • 13 participantes juntaram-se à APDMGP como novas associadas
  • 10 entidades foram apoiantes do evento
  • 3 parceiros ajudaram à divulgação do evento
  • 10 voluntárias colaboraram no dia do evento
  • A equipa de produção foi constituída por 14 associadas/os efetivos da APDMGP

De entre as profissões das/os presentes, destacam-se as/os enfermeiras/os e estudantes de enfermagem, que perfizeram 34% da assistência. As Doulas foram 11,5% do público, as médicas 4%, as fisioterapeutas 3,1% e as psicólogas 2,6%. A esmagadora maioria da audiência foi constituída por pessoas do sexo feminino. Tivemos também o gosto de acolher muitas crianças e bebés, que tiveram, como sempre, entrada gratuita e, este ano, um espaço que lhes foi dedicado.

Veja AQUI as fotos desta 3ª edição de Nascer em Amor.

As apresentações para cuja partilha obtivemos autorização encontram-se disponíveis para consulta e descarregamento AQUI.

Estão já disponíveis os vídeos de todas as intervenções, no canal de YouTube da Associação. Veja a playlist com todas elas em https://goo.gl/rfL1M2 e subscreva o canal para acompanhar.

O nosso enorme agradecimento a todos/as os/as oradores/as, apoiantes, doadores/as para o Cabaz, voluntárias e à equipa da APDMGP, responsável pela organização e produção do evento. Também a todas/os participantes, a nossa gratidão, pela presença e pelas intervenções nos debates, com tanto interesse e pertinência. Uma palavra final de apreço à ESEL, parceira na realização do evento.

Nascer em Amor voltará, com novos temas e intervenientes. Até lá, continuamos juntas/os, por melhores nascimentos, para todas e todos.