Petição pela criação de casas de parto em Portugal
A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto encerra a Semana Mundial pelo Parto Respeitado 2019 cujo tema era “O poder do parto está dentro de ti” com o apoio à “Petição pela criação de casas de parto em Portugal.”
Dirigida a todas as mulheres e suas famílias; todas e todos os interessados no direito à existência de opções para escolha informada sobre o local de nascimento dos/as filhos/as.
As Casas de Parto ou Centros de Parto Normal são unidades de saúde onde a filosofia de cuidados assenta no Modelo de Assistência Prestado por Parteiras, com foco no parto natural e onde as mulheres são as protagonistas. Os cuidados são prestados por enfermeiras/os especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica/ parteiras. São privilegiados métodos não farmacológicos de alívio da dor, num ambiente familiar, com vista ao desenrolar fisiológico e seguro do trabalho de parto e parto. É assegurada a possibilidade de transferência para o hospital em caso de intercorrências que assim o exijam ou a pedido da mulher para, por exemplo, acesso a analgesia epidural.
É nosso desejo, com o apoio a esta Petição, que se abra o diálogo relativamente a estes locais de nascimento, que funcionam em parceria com os hospitais, para que possam ser implementados no nosso país, à semelhança do que já acontece em vários países da Europa e nos Estados Unidos da América, com resultados comprovados de segurança e desfechos positivos de parto.
Acreditamos que as mulheres e famílias portuguesas merecem esta possibilidade.
Podem assinar esta Petição aqui.
Agradecemos a vossa subscrição, e sua ampla disseminação.
“Nunca duvidem que um pequeno grupo de cidadãs/os conscientes e comprometidas/os possa mudar o mundo; na verdade, é a única coisa que sempre o fez.” ~ Margaret Mead