Violência de Género na Gravidez, Parto e Criação

Convidamos à participação nesta sessão, aproveitando a presença em Portugal de Serena Brigidi, antropóloga e ativista com um longo e rico trajeto no âmbito das questões de género na gravidez, parto e criação. Imperdível para todos quantos se interessam pela perspetiva de género nestas fases do ciclo de vida da mulher.

A SESSÃO
Por que definimos a violência obstétrica como violência de género?

Faremos algumas reflexões em torno das áreas e estruturas da violência obstétrica: quem são os/as sujeitos/as envolvidos/as; como se desenvolve e como, nas nossas sociedades, o processo de socialização determina uma representação violenta do parto.

A ORADORA
Serena Brigidi, doutorada em Antropologia Médica, investigadora e docente na Facultat de Ciències de la Salut i Benestar de la Universitat de Vic e na Universitat Rovira i Virgili, trabalha sobre temas de género e saúde no contexto da gravidez, parto e cuidado das crianças. É co-fundadora do MATER – observatório das maternidades e paternidades contemporâneas, sócia de DONA LLUM – associação catalã para um parto respeitado e co-coordenadora do OVO – observatório da violência obstétrica de Espanha.

Para saber mais sobre Serena, consulte https://www.linkedin.com/in/serenabrigidi/

PARA QUEM
Investigadoras e investigadores, ativistas, profissionais de assistência à gravidez, parto e parentalidade, público em geral

HORA, DIA E LOCAL