Nascer Positivo

Nos dias 8 e 9 de Março, a Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto esteve presente no Nascer Positivo, II Encontro Internacional de Novos paradigmas no Nascimento, organizado pela Gimnográvida.

Raquel Cajão, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica e associada efetiva da APDMGP, moderou uma mesa sobre a fertilidade feminina.

Mariana Torres, obstetra e vice- presidente da APDMGP, apresentou o nosso póster sobre ‘As Semelhanças e Diferenças na Perspetiva das Utilizadores Relativamente aos Hospitais Amigos dos Bebés’, póster que acabou por ganhar o primeiro lugar; e esteve presente na mesa redonda sobre Mobilidade e Posições Verticalizadas no Trabalho de Parto.


Sara do Vale, doula e presidente da APDMGP, fez uma intervenção sobre o Positive Birth Movement Portugal, a importância da comunidade e da partilha de experiências entre os casais grávidos.


Mário Santos, sociólogo e associado efetivo da APDMGP, trouxe uma apresentação sobre Parto no Domicílio em Portugal.

Foram dois dias plenos de partilhas preciosas, oradores e oradoras maravilhosos/as e sementes que se plantaram para mudar a forma como se nasce em Portugal.  Porque um dia, os nossos filhos vão poder dizer: ” O quê, mas isso era assim?!”

Muito agradecemos à organização do Nascer Positivo esta iniciativa e o acolhimento carinhoso. Para o ano há mais!